Medicina Centrada na Pessoa

A Medicina Centrada na Pessoa (MCP) é uma forma de abordagem dos problemas de saúde. Em tempos que a relação médico-paciente tem sido bastante criticada, a MCP propõe princípios para potencializar a aliança entre profissional e pessoa. Tal abordagem tem se mostrado eficaz para melhor adesão a tratamentos e melhores resultados em saúde. Sendo assim, esse é o modo pelo qual buscamos exercer a Medicina em nosso cotidiano. Com base em diversos estudos, a MCP tem defendido que quatro pilares são essenciais para uma boa relação terapêutica: 1) conhecer profundamente a experiência de doença que a pessoa está vivendo; 2) entender a pessoa como um todo no seu contexto individual, familiar e comunitário; 3) elaborar um plano em conjunto para manejo do problema de saúde; e 4) fortalecer a relação médico-paciente.

A seguir algumas referências e links para profissionais e público em geral interessados em saber mais sobre a Medicina Centrada na Pessoa.

Dicas de livros

STEWART, M. et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico. 3. ed. Porto alegre: Artmed, 2017.

Nossa equipe | Cuidando do seu bem-estar

Imagem Dr. Flávio

Dr. Flávio Dias

Médico Psiquiatra, CRM TO 2736 | RQE 1213

Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Especialista em Psiquiatria pelo Instituto Abuchaim, Porto Alegre/RS, 2011, com Título de Especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria

Imagem Dra. Danitsa

Danitsa Lisbôa

Psicóloga, CRP 23/ 1643

Psicóloga formada pela Universidade Luterana, Palmas/TO.

Especialista em Terapias Cognitivas pela Cognitiva Scientia/ SP.

Precisando de ajuda?
Ligue pra gente agora mesmo!

Imagem Contato
Open chat